Dois anos depois

Homenagens às vítimas da Kiss começam nesta segunda-feira

Pâmela Rubin Matge

"

Na data em que a tragédia da boate Kiss completa dois anos, as vítimas receberão uma série de homenagens que incluem orações, apresentações musicais e soltura de balões. A Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) pede para que comunidade se vista branco, pendure fitas da cor em carros, motocicletas e em janelas de casas. Na terça-feira, o comércio e demais entidades também devem participar da ação, além de fecharem as portas mais cedo.

Uma das principais programações ocorrerá às 17h45min no ginásio Franciscão (Rua Silva Jardim), anexo ao Colégio Franciscano Sant'Anna. O evento seria realizado na Praça Saldanha Marinho, foi transferido para o ginásio do colégio na sexta-feira à noite.

Apesar de a AVTSM dizer que o motivo da mudança de local é a possibilidade de chuva na terça, ela ocorreu depois que a prefeitura de Santa Maria enviou uma notícia à imprensa informando que o evento ocorreria na praça em uma parceria da AVTSM com o Executivo e entidades empresariais. A notícia, publicada no site da prefeitura na sexta, foi corrigido logo em seguida, e a palavra "parceria" foi substituída por "apoio".

No sábado, o presidente da AVTSM, Adherbal Ferreira, publicou em sua página pessoal do Facebook um desabafo. No texto, ele refere que foi "crucificado virtualmente por conversas laterais , mensagens ofensivas e infundadas, dizeres nada cordiais e duvidosos, além de tentarem macular sua imagem e associar a comprometimento ou parceria". À reportagem do Diário, o presidente não quis comentar o fato e só pediu que o momento seja de trégua com foco nas homenagens:

_ Será uma homenagem 100% isenta, sem a participação de empresas ou do poder público. Cada um que faça sua homenagem, seja ela festa, oração ou protesto. Cada um tem sua dor e sua forma de expressá-la, sendo livre para fazer o que quiser. Nós, da AVTSM, nunca desistiremos da justiça e entendemos que é uma associação de todos, das famílias e da comunidade.

A programação:

Segunda-feira

19h
_ O Movimento do Luto à Luta começa a concentração em frente a tenda da vigília (em frente ao Banrisul da Praça Saldanha Marinho). Haverá exibição de vídeos sobre a luta do movimento e depoimentos dos pais. Na sequência, ocorrerá uma caminhada em direção à boate descendo a Rua Venâncio Aires e passando pela André Marques e Andradas. Em frente ao prédio da Kiss, será feita vigília durante a madrugada

Terça-feira
7h
– Movimento Santa Maria do Luto à Luta faz caminhada, com saída da frente da boate Kiss, a partir das 7h

10h – Representantes da AVTSM e do Movimento Santa Maria do Luto à Luta participam de homenagem ao lado de uma árvore que foi plantada no campus da UFSM no ano passado

15h _ O documentário Janeiro 27 será exibido na Internet. As transmissões serão às 15 e às 21h no canal Multiweb da UFSM (multiweb.ufsm.br/aovivo/canal1)

18h _ A AVTSM promove homenagens no ginásio Franciscão, anexo ao Colégio Franciscano Sant'Anna (Rua Silva Jardim). Haverá apresentações musicais, leitura do nome das vítimas acompanhado pelo toque de tambores, soltura de 242 balões ao som de violinos, momento de oração ecumênica seguida do minuto de barulho

18h15
_ A Associação Ah Muleke! organiza a "Caminhada pela paz". A saída é da Gare até a Praça Saldanha Marinho, onde terá uma oração.

23h30min _ O Muzeo Pub (Rua Dr. Bozano, 565) em parceria com a Associação Ah Muleke! promovem a festa I Love Funk - White Peace. A proposta é "fazer Santa Maria voltar a sorrir", como postado no evento criado na rede social. Além disso, a festa também pretende conscientizar os jovens sobre segurança nas casas noturnas. Metade da renda arrecadada será destinada a instituição de caridade

 

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Inscrições para o Prouni começam nesta segunda-feira

Próximo

Recapturado preso que fugiu de delegacia em Santa Maria

Geral